Comportamento, Economia, Empreendedorismo, Empreender, Empresário

Livros sobre empreendedorismo que você deveria ler mas não te contaram

Vá em qualquer grupo de empreendedorismo em qualquer rede social e peça por indicações de livros sobre o assunto e eu garanto, que 90% delas serão as mesmas coisas.

É claro que livros como Lean Startup e Business Model Generation são excelentes, porém você não precisa de muita indicação para chegar até esses livros que hoje são quase bíblias para empreendedores. Existem muitos outros livros que são igualmente valiosos para quem está começando a empreender, ou até mesmo já está mais avançado no caminho e busca por aprender mais sobre negócios, startups e como criar impacto no mundo!

Nesse post eu irei listar 5 livros pouco conhecidos e que normalmente não aparecem nas indicações de leitura que você encontra por aí, mas que são extremamente valiosos para qualquer um que queira empreender!

1. De Zero a Um

por Peter Thiel

Ok, talvez esse livro não seja tão difícil assim de ser mencionado, porém acompanhando em grupos de discussão seja no Facebook ou WhatsApp, é bem raro que ele apareça rapidamente, o que é uma pena.

Nesse livro Peter Tiel, fundador do Paypal e da Palantir, além de membro do conselho da Founders Fund (Que investiu no Facebook), fala sobre vários conceitos a respeito de inovação disruptiva e escala.

O livro apesar da leitura fácil e fluida de todo geral, é um tapa na cara de muitos empreendedores de primeira viagem, ao mostrar a verdade por trás do que é ou não importante para fazer uma ideia dar certo e se tornar um negócio.

Inclusive, essa é a forma como eu descreveria o livro. Se Lean Startup te ensina a criar uma Startup, De Zero a Um te ensina como criar um negócio.

2. Reinvente sua Empresa

por Jason Fried e David Heinemeier

Assim como De Zero a Um, Reinvente sua empresa quebra com diversos mitos e fantasias de jovens empreendedores, jogando por terra a cultura que endeusa Workaholics pouco produtivos, reuniões gigantes e a máxima do “Cliente tem sempre razão”.

No livro Jason e David colocam toda sua experiência a frente da 37Signals sob uma lupa, e examinam os pontos fortes e fracos de ações que tomaram no passado e como elas servem de guia para a tomada de decisão hoje.

Prepare-se para rever muitos dos seus conceitos sobre o que é preciso para criar uma startup de sucesso!

3. SCRUM a arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo

por Jeff Sutherland

O Scrum ou metodologia agil é o moto que a grande maioria das equipes de desenvolvimento de software usam hoje, agilidade, precisão e eficiência são palavras chaves, tudo muito bem abordado por uma metodologia prática e que requer disciplina.

O problema do Scrum é justamente ele ter ficado quase que confinado somente a times de software, quando na verdade ele é pensado para projetos de modo geral. Desde um novo software, até uma aula em escolas elementares da Noruega, ou a produção de um curso de treinamento militar.

A algum tempo atrás eu tive o prazer de conhecer o Jeff e bater um papo rápido na ScrumInc, e isso somente reforçou o que o livro diz: O Scrum é uma forma melhor para equipes desenvolverem seus projetos!

Não importa se você quer criar um novo app ou um carro elétrico, aplicar o scrum pode te ajudar e muito no ganho de produtividade, e esse livro vai te ensinar como fazer isso!

4. Design Sprint

por Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Qual o investimento de tempo e dinheiro você precisa para validar se um robô autônomo para atender clientes em hotéis demanda? Que tal algumas partes sobressalentes e 1 semana?

O livro Design Sprint demonstra como a Google Ventures aplica essa metodologia para acelerar o processo de desenvolvimento e validação de alguns dos produtos mais inovadores do mundo. Do Hangouts e Inbox até o site da Blue Bottle Coffe ou o robô atendente para hotéis da Savioke, nesse livro você vai aprender como desenvolver protótipos incríveis e realmente úteis para seja lá o que for que você queira fazer no seu negócio em 1 semana! (Sim, o tempo é 1 semana ou 40 horas, como preferir).

O livro tem leitura simples, diversos exemplos e um passo a passo muito bem feito que vai te ajudar a aplicar o que ele ensina, das páginas diretamente para a sua startup!

5. Disciplined Entrepreneurship

por Bill Aulet

Eu admito que sou meio suspeito por recomendar esse livro, afinal, sou formado em empreendedorismo pelo MIT, conheço o autor pessoalmente (foi meu professor) e o ilustrador que foi meu mentor e colega de mesa de bar enquanto estive em Boston, mas para mim, é impossível fazer uma lista de livros para empreendedores não convencionais sem falar sobre Disciplined Entrepreneurship.

O MIT acredita que empreendedorismo pode ser ensinado, e esse é o livro base que eles usam para isso (Não só eles, mas muitas outras universidades nos Estados Unidos), o livro é uma reunião de diversas outras metodologias estruturadas em um Framework com 24 passos para criar uma startup de alto impacto.

Infelizmente ele não está disponível em português, mas isso não é um problema, a leitura é simples, e com exceção de alguns exemplos citados que podem não fazer muito sentido no Brasil, prepara-se para ouvir de conceitos que nunca imaginou antes.

Eu posso dizer que quase 70% do que aprendi com esse livro e no MIT, refere-se a temas que nenhum “Guru do empreendedorismo” no Brasil fala a respeito, aliás o conceito de DMU que o livro apresenta, acredite ou não, eu fui o primeiro a escrever um artigo a respeito.

Um livro que vale muito a pena e vai mudar sua visão!

E você? Quais livros recomenda?

Agora é com você, comente aí embaixo quais livros não convencionais para empreendedores você já leu e recomenda a leitura?

Anúncios

3 comentários em “Livros sobre empreendedorismo que você deveria ler mas não te contaram”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s