Amor, Comportamento, Cultura, Leitura, Literatura

Clube de leitura

Um clube de leitura é um grupo de pessoas amigas ou não que tem interesse em leituras, geralmente em livros, mas pode se estender a outros itens (blog, artigos, sites etc.).

É um clube simples formado para conversar sobre algo que leu, é uma troca de experiências muito agradáveis sobre literatura. O objetivo é conversar sobre gostos literários em diversos formatos, mas geralmente se fala em livros impressos. As regras e definições podem variar, vai do estilo de cada grupo formado.

Um clube pode ser formado por qualquer pessoa, amigos, colegas de sala ou trabalho, vizinhos e até “amigos virtuais”. Para quem gosta de ler, tudo é legal nesse clube, porém o melhor é que não há restrições de proximidade, já que o que une os participantes é aquele objetivo comum, a leitura de uma boa obra.

O tamanho do clube de leitura pode variar, melhor que não seja muito pequeno para não faltar assunto, nem grande demais a ponto de não haver oportunidade de todos participarem. E interessante frisar que os participantes gostem mesmo de ler e não sejam meros “leitores de momento ou turistas literários”. Não quero aqui dizer que as pessoas que não tem o hábito da leitura não podem participar, é até bom, porém estas podem se sentirem desconfortáveis, haja vista estarem inseridas em um mundo ainda desconhecido para elas. O lado bom é que estas pessoas podem acabar se interessando pela leitura acompanhando estes clubes. Nesse quesito é bom que o clube esteja ciente da visita de um novo ou não leitor para facilitar o encontro para este, evitando assuntá-los com os livros.

Os encontros dos participantes não têm fronteira, pode ser numa biblioteca, num parque ou até mesmo em rede sociais, o importante aqui é escolher um local que acomode bem o tamanho do grupo, e permita que os participantes se sintam bem, caso seja em locais físicos.

Quanto a frequência, a mais adotada é uma vez por mês, pois isso garante um tempo razoável para a leitura, sem contar que alguns leitores são resenhistas e geralmente querem falar da sua última resenha que escreveu.

Outro ponto importante do clube de leitura, é sobre a leitura que será discutida no encontro. Existem todo tipo de clubes temáticos, uns que privilegiam um autor ou gênero, os mais ecléticos e livres.

Uma dica que funciona é decidir o tema de um encontro, no encontro anterior. O assunto pode ser um autor específico, livro específico, ou até um estilo específico. Pode também ser o livro do momento ou um livro adaptado para o cinema.

Também é bom ter um líder para organizar o clube, senão fica meio que bagunçado.

Anúncios

5 comentários em “Clube de leitura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s