Porque ler livros de Auto Ajuda?!

Ao longo da minha vida como bibliotecária, que começou há muitos anos atrás, eu li centenas de livros. No início eram livros nada profissionais, só para passar o tempo, para entretenimento; na verdade alguns eram bem bobos e outros maravilhosos. Foi depois de um longo período que começaram a surgir os livros de autoajuda, estes colocaram as experiências dos profissionais de psicologia ao alcance de todos. Desta feita, não havia mais a necessidade de um psicólogo para resolver os problemas.

9788501001999

Eu li muitos desses livros. Alguns excelentes, outros corretos e outros péssimos. Ler estes livros me fez pensar no que é realmente a “autoajuda”. Eis meu ponto de vista:

Todos os livros que lemos podem nos ajudar de alguma forma. Nos fazem compreender as situações, as atitudes, os desafios, os relacionamentos e nossos medos. Muitas vezes acabamos nos identificando com os personagens, com as situações, aprendemos novas formas de ver o mundo, as pessoas e a nós mesmos. Aprendemos sobre geografia, geopolítica, história, física quântica ou qualquer outro assunto que nos interesse.

Logo, existe apenas uma ajuda eficaz: a nossa. Podemos nos consultar com o melhor especialista do mundo, mas se não tomarmos a decisão de enfrentar e resolver a situação, tanto emocional quanto material, o resultado será um fracasso.

_cba705487cfc1b19c84528a13ab79bfd3149c57e

Mas como ajudar a nós mesmos?

Simples. Somos arquitetos do nosso destino. É a nossa percepção (nossa e não da outra pessoa), que cria a nossa realidade e determina as nossas escolhas em todos os momentos da vida.

As nossas escolhas fazem toda a diferença, inclusive ser bom.

Eu escolhi o lado da harmonia, da tranquilidade e da fé!

Anúncios